Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A caminho de Santiago

O relato das minhas aventuras pelos Caminhos de Santiago

A caminho de Santiago

O relato das minhas aventuras pelos Caminhos de Santiago

Dia 06 - Caminho Francês de Santiago

27.09.10, daraopedal

Hoje levantei-me às 6h30 para ver se andávamos o mais possível pela fresca. Mesmo assim acabámos por ser as últimas bicicletas a sair. A subida inicial a partir da aldeia a frio era penosa e preferi empurrá-la. O trilho pelos Montes de Oca é que foi fabuloso.

Uma floresta enorme de árvores autóctones (carvalhos) e mais adiante uma zona de pinhal de um lado e carvalhal do outro, com um trilho muito largo (tipo corta fogo) a separá-los.

Depois da subida inicial, o caminho tornou-se muito rolante e fizemos uma boa média. Chegámos a S. Juan de Ortega, uma pequena aldeia com um mosteiro bastante grande e muito bonito. Visitámo-lo (gostei do pormenor de ter uma cripta) e carimbámos num café ao lado.

Em seguida queríamos ir para Burgos, mas havia duas alternativas: uma ao longo da EN 120, o que não me parecia muito agradável, e outra que correspondia ao caminho principal.

Claro que optámos por esta última. Passámos por Atapuerca, uma localidade onde existem vestígios arqueológico pre-históricos e que é património da humanidade.

Logo a seguir entrámos num trilho a subir bastante e com um piso muito mau: um misto de terra vermelha e pedra calcária que me fez lembrar o barrocal algarvio. Do lado esquerdo, o arame farpado e placas indicavam que era território militar. Depois de chegar ao alto onde havia uma cruz e uma placa com uma citação, iniciámos a descida.

Já se via Burgos bem perto e parecia enorme. Depois de passar por cima da auto-estrada, nova dúvida: havia setas para um lado e para outro. No livro dizia que apenas uma das opções era o caminho, pelo que contornámos o aeroporto em direcção ao centro. Ainda tivemos de atravessar uma via rápida e meter-nos por zonas industriais e zonas de apartamentos. Depois de uma rotunda com uma fonte de Santiago perdemos o trilho e tivemos de perguntar por onde seguir. Apanhámos uma ciclovia que fomos seguindo até conseguir dar novamente com o trilho.

O livro falava de uma ciclovia junto ao rio, mas não conseguimos dar com ela e por isso a entrada em Burgos foi deprimente. Junto à catedral tirámos as fotos da praxe.

O português estava por lá e voltámos a conversar um pouco. Carimbámos na catedral e fomos lanchar/almoçar junto ao rio, frente à porta de entrada da cidade antiga para a catedral.

Para sair de Burgos foi mais fácil.

Ainda parámos num supermercado para abastecer para o dia seguinte e continuámos seguindo pela universidade e passando sobre a auto-estrada. Atravessámos ainda uma pequena aldeia - Rabi de las calzadas - muito engraçada, onde carimbámos.

Parámos em Hornillo del Camino para almoçar. Na etapa a partir de Burgos sentia-me bastante bem e foi sempre a puxar e esticar sem grandes dores.

Os 11km até Hontanas, onde ficámos no albergue El Puntido, foram feitos sempre a abrir e soube-me muito bem.

Foram 74,93 km em 5h33min a pedalar, à média de 13,94km/h. Já vamos com 344km no total.