Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

A caminho de Santiago

O relato das minhas aventuras pelos Caminhos de Santiago

A caminho de Santiago

O relato das minhas aventuras pelos Caminhos de Santiago

Dia 04 - Caminho Francês de Santiago

27.09.10, daraopedal
Grande dia feriado! Realmente não fizemos nada... a não ser pedalar! A etapa foi longa com 74.4km, feitos em 6h12min a uma média de 12,47km/h. A alvorada foi muito cedo em Estella no albergue Paroquial. Às 6 da manhã começaram os primeiros a levantar-se e ouviu-se o som da música de Enya. Já parece Natal! Foi uma grande confusão naquele espaço pequeno, mas com muito colaboração uns dos outros, toda a gente conseguiu safar-se. Lá nos fomos despedindo de toda a gente e carregar (...)

Dia 05 - Caminho Francês de Santiago

27.09.10, daraopedal
Hoje, bem cedo, o DJ de serviço decidiu brindar-nos com cânticos gregorianos, logo pelas 6 da manhã para nos acordar. Mesmo assim, ainda me deixei ficar até às 7h. Saímos do albergue de S. Saturnino (Muito bom!) às 8h em ponto, mas 1 km depois tive de parar para voltar a tratar dos travões da bicicleta. Até Nájera atravessámos imensas zonas de vinhedos. (...)

Dia 06 - Caminho Francês de Santiago

27.09.10, daraopedal
Hoje levantei-me às 6h30 para ver se andávamos o mais possível pela fresca. Mesmo assim acabámos por ser as últimas bicicletas a sair. A subida inicial a partir da aldeia a frio era penosa e preferi empurrá-la. O trilho pelos Montes de Oca é que foi fabuloso. (...)

Dia 07 - Caminho Francês de Santiago

27.09.10, daraopedal
O amanhecer foi cedo. Levantámo-nos em silêncio para não acordar os outros. Ainda estava escuro, mas enquanto arrumámos as coisas e tomámos o pequeno-almoço, lá se fez luz. A manhã estava fresca e valeu o impermeável para agasalhar. Depois de alguns quilómetros por campos e por estrada, passámos pelas arcadas do Mosteiro de Stº Anton. (...)

Dia 08 - Caminho Francês de Santiago

27.09.10, daraopedal
Novamente madrugámos. Tocou às 6h AM e levantei-me às 6h30. Tomámos o pequeno-almoço no albergue dos templários e ainda não eram 7h30, já estávamos a pedalar. A manhã estava fresca e o sol ainda não se tinha levantado. O percurso ao longo do dia foi menos bom por termos andado sempre junto de estradas, ou da EN 120 ou da A-231, sempre com o barulho dos carros por perto. O piso foi bastante rolante, o que nos permitiu ultrapassar ligeiramente a barreira dos 100km. Antes de (...)

Dia 09 - Caminho Francês de Santiago

27.09.10, daraopedal
6h20. Toca o relógio. Levantámo-nos, montámos os alforge e arrancámos. Chegámos a Hospital de Orbigo, um local com uma grande ponte medieval, bastante bonita, mas que estava tapada em obras para recuperação. Acabámos por seguir pela variante junto à estrada até Astorga, um percurso sem grande história, (...)

Dia 10 - Caminho Francês de Santiago

27.09.10, daraopedal
Às 7h30 já estávamos prontos para arrancar. Fomos seguindo até Ponferrada, apreciando as montanhas pintadas de vermelho do nascer do sol. A cidade ainda estava a acordar e passeámos pela zona do casco histórico, junto ao castelo dos templários e à basílica de la Encima, com a sua curiosa lenda da virgem e dos templários.

Dia 11 - Caminho Francês de Santiago

27.09.10, daraopedal
A manhã revelou o melhor da zona, pois fomos seguindo o caminho que nos dava a descobrir paisagens deslumbrantes sobre os vales da Galiza. O sol ainda não tinha nascido e foi possível ver as névoas a cobrir os vales, lá ao fundo, enquanto o sol despontava pouco a pouco.

Dia 12 - Caminho Francês de Santiago

27.09.10, daraopedal
Hoje saímos mais tarde por preguiça minha. Achava que o dia ia ser mais leve e que não seria necessário levantar tão cedo. Enganei-me. Eram 8h30 quando nos pusemos à estrada, atravessando a pequena ponte pedestre sobre um afluente da barragem. A partir daí enfiámo-nos outra vez nos bosques densos e (...)